Os jogadores tendem a ser fãs de fantasia medieval, e aqueles que amam fantasia medieval tendem a amar videogames. Devido a isso, muitas das séries de jogos mais conhecidas e populares estão no gênero de fantasia medieval. O gênero é conhecido por suas espadas, dragões, monarquias e cavaleiros.
A raiz do gênero de fantasia medieval começou na literatura. Ele mistura magia e folclore com a cultura, economia, estrutura governamental e, às vezes, a história da Europa medieval. Algumas das séries de livros mais famosas estão neste gênero, como Senhor dos Anéis , As Crônicas de Gelo e Fogo e As Crônicas de Nárnia .
25 Hellblade: O Sacrifício de Senua
Lida com saúde mental e psicose em um mundo de fantasia de inspiração nórdica
Hellblade: O Sacrifício de Senua
Ação
Aventura
Sistemas
- Avaliações do OpenCritic
- Classificação máxima da crítica: 84 /100 Críticos recomendam: 81%
- Plataforma(s)
- PS4 , Xbox Series X , Xbox Series S , Switch , PC
- Lançado
- 16 de agosto de 2017
- Desenvolvedor(es)
- Teoria Ninja
Um belo título de ação que pegou muitos jogadores de surpresa, o combate decente e a história única contada em Hellblade: Senua’s Sacrifice é uma das melhores partes de uma experiência que ressoou com muitas pessoas. O jogo lida com muitos temas maduros, enquanto Senua lida com seu frágil estado mental. Ela luta contra seus próprios demônios e inimigos reais em um jogo que serve como uma autorreflexão de sua personagem.
A sequência deste título promete elevar a série a patamares maiores e melhores, e os fãs ficarão felizes em explorar este mundo tentador ainda mais. O cenário de fantasia medieval é ainda mais aumentado por elementos da mitologia nórdica, tornando-o um dos melhores títulos que os jogadores podem conferir se quiserem explorar um mundo único com um personagem principal intrigante no centro de tudo.
24 Inferno de Dante
Dante Deve Atravessar os Nove Círculos do Inferno
Inferno de Dante
Corte e corte
Sistemas
- Plataforma(s)
- PlayStation 3 , PlayStation Portátil, Xbox 360
- Lançado
- 9 de fevereiro de 2010
- Desenvolvedor(es)
- Jogos Viscerais
É fácil descartar Dante’s Inferno como nada mais do que um clone sem inspiração de God of War . No entanto, esta é uma maneira redutora de explicar um título que apresenta estética única e combate envolvente. Ajuda que o cenário deste título o torne incrível. O próprio Dante é reimaginado como um Cavaleiro Templário que deve atravessar os nove círculos do inferno para salvar sua esposa.
O que se segue é uma aventura brutal e sangrenta que não é para os fracos de coração. O cenário é apenas uma peça do quebra-cabeça que torna o Inferno de Dante um jogo tão fascinante. Os jogadores adoram utilizar uma riqueza de combos para eliminar os inimigos que estão em seu caminho da maneira mais memorável e emocionante possível.
23 Lionheart: Legado do Cruzado
Combina um mundo medieval estabelecido com feitiçaria e um enredo épico
É uma pena que o orçamento de Lionheart tenha acabado antes que o jogo pudesse atingir sua grande visão. Tons de brilhantismo podiam ser vistos na maravilhosa cidade de Barcelona e seus arredores, mas o título falha em capturar essa excitação depois que os jogadores deixam esta cidade para se concentrar na trama principal. Como resultado, este CRPG subestimado foi perdido nas areias do tempo.
O combate em tempo real com pausa e a excelente construção de mundo de Legacy of the Crusader (especialmente nos estágios iniciais do título) fazem dele um ótimo CRPG que mais pessoas precisam conferir. Contanto que os jogadores não se importem com o jogo mostrando suas restrições orçamentárias nos estágios finais, eles ficarão mais do que satisfeitos com o que este título incrível traz para a mesa.
22 Tirania
Um olhar intrigante sobre o conceito do mal
Tirania
RPG
Aventura
Estratégia
Sistemas
- Avaliações do OpenCritic
- Classificação máxima da crítica: 81 /100 Críticos recomendam: 73%
- Plataforma(s)
- Linux , Microsoft Windows, macOS
- Lançado
- 10 de novembro de 2016
- Desenvolvedor(es)
- Entretenimento Obsidiana
Tyranny é um dos CRPGs mais subestimados já feitos. Se o jogo tivesse conseguido atingir sua visão completa, então não é exagero dizer que este jogo poderia ter alcançado as mesmas alturas de outros jogos lendários do gênero, como Divinity: Original Sin 2 e Disco Elysium .
A exploração do mal em Tyranny é cheia de nuances e envolvente, e o cenário de fantasia medieval aumenta o fascínio deste título. Fãs de jogos incríveis com muitas histórias que não retratam a moralidade em uma forma binária feita até a morte vão adorar o que Tyranny traz para a mesa.
21 Gótico 2
Um título de fantasia sombria com um loop de jogabilidade único
Gótico 2
RPG de ação
Sistemas
- Plataforma(s)
- computador
- Lançado
- 28 de outubro de 2003
- Desenvolvedor(es)
- Bytes de Piranha
Piranha Bytes é um estúdio que conquistou uma pequena, mas leal base de fãs. A maioria das pessoas cita Gothic 2 como o jogo que os levou aos títulos do estúdio. Este título é uma grande melhoria em relação ao seu antecessor em todos os departamentos.
A história é mais envolvente do que antes e o combate foi ajustado para facilitar a entrada. Gothic 2 recompensa a paciência e é repleto de design imersivo que leva os jogadores a se perderem completamente neste RPG de ação único.
20 Pilares da Eternidade
Uma adorável ode aos CRPGs do passado
Pilares da Eternidade
RPG
- Plataforma(s)
- PC , PS4 , Switch , Xbox One
- Lançado
- 26 de março de 2015
- Desenvolvedor(es)
- Entretenimento Obsidiana
A Obsidian Entertainment fez alguns dos maiores RPGs de todos os tempos, e os fãs devem agradecer à Pillars of Eternity por ajudar esta empresa a se manter à tona. Este jogo do Kickstarter serviu como uma tentativa desesperada da empresa de evitar a falência, e o sucesso deste título ajudou-a a permanecer como um grande player na indústria.
Pillars of Eternity é um excelente CRPG que é uma explosão de jogar e perfeito para iniciantes se não estiverem familiarizados com este gênero clássico. O RPG é ótimo, e tanto as missões principais quanto as secundárias são bem fascinantes, apesar de alguns problemas surgindo aqui e ali.
19 Divindade: Pecado Original 2
Combina Estabelece Tropos de Fantasia com Inspirações Medievais
Divindade: Pecado Original 2
RPG
Sistemas
- Avaliações do OpenCritic
- Classificação máxima da crítica: 93 /100 Críticos recomendam: 99%
- Plataforma(s)
- Switch , PS4 , Xbox One , PC
- Lançado
- 14 de setembro de 2017
- Desenvolvedor(es)
- Estúdios Larian
Divinity: Original Sin 2 é aclamado por muitos como um dos maiores CRPGs já feitos, e é fácil ver por que isso acontece. O jogo é maior em escopo do que seu antecessor em todos os sentidos, o que é uma grande conquista por si só, dado o quão grande foi o primeiro jogo Original Sin .
Apresentando uma riqueza de personagens incríveis, jogabilidade tática e uma excelente história que manterá os jogadores fisgados até o final, Original Sin 2 é um incrível jogo de fantasia medieval que os fãs do gênero devem conferir. O jogo pode demorar um pouco para pegar o jeito, mas jogadores pacientes serão recompensados com uma experiência de jogo imensamente profunda e satisfatória que não tem igual.
18 A série Octopath Traveler
Um JRPG moderno incrível com elementos de fantasia testados e aprovados
Octopath Viajante 2
RPG
Sistemas
- Avaliações do OpenCritic
- Classificação máxima da crítica: 85 /100 Críticos recomendam: 95%
- Plataforma(s)
- Switch , PS4 , PS5 , PC
- Lançado
- 24 de fevereiro de 2023
- Desenvolvedor(es)
- Square Enix , Adquirir
O estilo de arte HD-2D se tornou incrivelmente popular por uma série de razões, e muitas pessoas citam Octopath Traveler como o jogo que tornou esse design tão popular em primeiro lugar. Apesar de apresentar sua cota de problemas, Octopath Traveler foi uma ótima primeira tentativa para uma série que queria retornar à era clássica dos JRPGs, ao mesmo tempo em que apresentava algumas adições únicas próprias.
Quaisquer reclamações que os jogadores tiveram sobre o primeiro título Octopath Traveler foram prontamente abordadas no segundo jogo, que é considerado uma experiência muito melhor por muitos. O grupo principal agora se envolve ativamente em cada história em vez de ser relegado para segundo plano, o que é uma mudança simples, mas muito necessária, que ajudou os jogadores a se envolverem ainda mais na narrativa abrangente.
17 Uma série de contos de peste
Situado durante a Peste Negra, com um toque de fantasia
Um conto de peste: inocência
Ação
Aventura
Furtividade
Sistemas
- Avaliações do OpenCritic
- Classificação máxima da crítica: 81 /100 Críticos recomendam: 82%
- Plataforma(s)
- PS5 , PS4 , Xbox Series X , Xbox Series S , Xbox One , Switch , PC
- Lançado
- 14 de maio de 2019
- Desenvolvedor(es)
- Estúdio Asobo
Embora o aspecto de fantasia de A Plague Tale seja bem discreto, ele ainda é bem proeminente e desempenha um papel enorme em fazer o cenário Black Plague do jogo parecer ainda mais popular e relevante. O primeiro jogo foi um título admirável que focava em stealth e tinha vários encontros estressantes que podiam ser bem chatos de lidar às vezes.
No entanto, é o segundo jogo que flexionou seu orçamento com áreas maiores e uma história épica. Enquanto algumas pessoas sentiram que o charme de Innocence foi perdido em Requiem , não há como negar que este título é infinitamente mais polido e envolvente do que seu antecessor em muitos aspectos. A história principal também é bastante fascinante por si só, apresentando um final que chocará os jogadores até o âmago.
16 A série Witcher
Um dos melhores jogos de fantasia medieval que os fãs podem conferir
The Witcher 3: Caçada Selvagem
RPG
Ação
Aventura
Sistemas
- Avaliações do OpenCritic
- Classificação máxima da crítica: 93 /100 Críticos recomendam: 95%
- Plataforma(s)
- Nintendo Switch , PC , PlayStation 4 , PlayStation 5 , Xbox One , Xbox Series X , Xbox Series S
- Lançado
- 19 de maio de 2015
- Desenvolvedor(es)
- CD Projekt RED
Com a fantasia medieval tendo suas raízes na literatura, faz sentido que alguns jogos de fantasia medieval sejam baseados em séries de livros. The Witcher é um desses jogos. Embora a série tenha três títulos, é o terceiro título que conquistou os jogadores por seu mapa de mundo aberto e muitas missões.
Até mesmo quem não é gamer ou fã de livros já está familiarizado com The Witcher , desde que a série da Netflix foi lançada. Para fãs da série da Netflix, o jogo vale a pena dar uma olhada. Ele se passa depois dos eventos da série, então haverá spoilers sobre o destino de Ciri, Dandelion e Yennefer.
15 Fire Emblem: Três Casas
Inclina-se fortemente para o gênero de fantasia medieval
Fire Emblem: Três Casas
Estratégia
RPG
Sistemas
- Avaliações do OpenCritic
- Classificação máxima da crítica: 89/100 Críticos recomendam: 94%
- Plataforma(s)
- Nintendo Interruptor
- Lançado
- 26 de julho de 2019
- Desenvolvedor(es)
- Sistemas Inteligentes
Ultimamente, a série Fire Emblem tem se inclinado cada vez mais para o gênero de fantasia medieval. Um desses títulos recentes é Fire Emblem: Three Houses . O jogo é um RPG e tático, com o jogador controlando seu exército contra outros. O jogo também incorpora alguns elementos de simulação social, como fazer com que certos personagens se aproximem uns dos outros e dar presentes favoritos.
O maior elemento de RPG é escolher entre as três casas. Cada uma tem um conjunto diferente de personagens e enredo mais tarde no jogo. O jogo foi lançado em 2019 para o Nintendo Switch.
14 A série Dark Souls
O jogo de fantasia medieval por excelência
Almas escuras
RPG de ação
Sistemas
- Avaliações do OpenCritic
- Classificação máxima da crítica: 84 /100 Críticos recomendam: 88%
- Plataforma(s)
- PS3 , PS4 , Xbox 360 , Xbox One , Switch , PC
- Lançado
- 22 de setembro de 2011
- Desenvolvedor(es)
- Do software
Esta série é famosa por sua dificuldade. Apesar da curva de aprendizado, ela se tornou bastante popular. Devido a isso, ela influenciou muitos jogos depois dela. Ela se encaixa na definição de fantasia medieval em suas armas, armaduras e criaturas. Há criaturas clássicas de fantasia medieval como dragões, assim como monstros mais originais.
Ao contrário de Fable e Dragon Age , os jogadores não devem esperar muito diálogo, escolhas e outros personagens. Dark Souls é mais sobre combate, exploração e sua própria história sombria e sinistra.
13 A série MediEvil
Uma visão cartunística da fantasia medieval
MediEvil
Ação-Aventura
Corte e corte
Sistemas
- Avaliações do OpenCritic
- Classificação máxima da crítica: 68 /100 Críticos recomendam: 37%
- Plataforma(s)
- PS1
- Lançado
- 21 de outubro de 1998
- Desenvolvedor(es)
- Estúdio SCE Cambridge
Como o título descreve, MediEvil é um jogo ambientado na época medieval. Ele certamente tem elementos de fantasia também porque os jogadores jogam com um cavaleiro morto-vivo. A série hack and slash tem três títulos e um remake/remaster de 2019.
O protagonista é Dan, também conhecido como Sir Daniel Fortesque. Ele é trazido de volta à vida como um esqueleto morto-vivo por um feiticeiro maligno junto com um exército morto-vivo. No entanto, Dan não é leal ao feiticeiro maligno e planeja derrotá-lo para ganhar seu lugar como um verdadeiro herói que ele não poderia ser em vida.
12 A série Elder Scrolls
RPGs de mundo aberto combinam tropos medievais com elementos de fantasia
Skyrim
RPG
Ação
Aventura
Sistemas
- Plataforma(s)
- PC , PS3 , Xbox 360 , Xbox One , Xbox One X, Xbox Series S , PS4 , PS5 , Switch
- Lançado
- 11 de novembro de 2011
- Desenvolvedor(es)
- Bethesda
Claro, os jogos Elder Scrolls não podem ser perdidos. Eles são muito parte do gênero de fantasia medieval, completo com monarcas, dragões e magia. Seu último grande título, Skyrim , tem sido o assunto da cidade desde seu lançamento em 2011 e constantes remasterizações desde então. Mesmo antes de Skyrim , no entanto, ainda há grandes fãs de títulos mais antigos como Morrowind e Oblivion . O jogo tem raças medievais clássicas como elfos e anões, mas também fica um pouco criativo com pessoas-gato e lagarto.
A série dominou a jogabilidade de mundo aberto no sentido de que sempre há algo novo para descobrir, mas isso tem seus sacrifícios, como ter personagens e narrativas profundas. Ainda assim, muitos jogadores investiram mais de mil horas neste jogo.
11 Cavaleiro da Pá
Controle um cavaleiro em um reino de fantasia
Cavaleiro da Pá
Plataforma
Sistemas
- Avaliações do OpenCritic
- Classificação máxima da crítica: 89/100 Críticos recomendam: 90%
- Plataforma(s)
- PS4 , PS3 , Xbox One , Switch , Nintendo Wii U , 3DS , PC , PS Vita
- Lançado
- 26 de junho de 2014
- Desenvolvedor(es)
- Jogos de Iate Clube
Shovel Knight foi lançado pela primeira vez em 2014 e se espalhou para muitas plataformas. Ganhou muitos prêmios e aclamação da crítica entre jogadores e críticos, vencendo Melhor Jogo Independente, Jogo do Ano para 3DS eShop, Jogo do Ano para Wii U eShop, Melhor Jogo para 3DS, Melhor Música e Melhor Plataforma.
O jogo é um jogo de plataforma 2D de rolagem lateral em que os jogadores lutam contra inimigos enquanto atravessam masmorras e coletam o máximo de tesouro possível. Há um modo single e multiplayer, bem como DLC.
10 A série Baldur’s Gate
Uma franquia lendária de CRPG impregnada de fantasia medieval
Portão de Baldur 3
RPG
Sistemas
- Avaliações do OpenCritic
- Classificação máxima da crítica: 96 /100 Críticos recomendam: 98%
- Plataforma(s)
- PC , macOS, PS5 , Xbox Series X
- Lançado
- 3 de agosto de 2023
- Desenvolvedor(es)
- Estúdios Larian
Baldur’s Gate é basicamente como se Dungeons and Dragons fosse um videogame single-player (embora tenha capacidades multiplayer). O terceiro título desta série está atualmente em beta, e os fãs estão muito animados com seu lançamento. Ele percorreu um longo caminho desde seu primeiro jogo em 1998.
Devido ao uso de escolhas e RPG, os jogos valem a pena jogar mais de uma vez. Aqueles que têm acesso antecipado ao título mais recente disseram muitas coisas positivas até agora, como os gráficos, a história e o som. No entanto, eles ainda estão trabalhando nos bugs e problemas, então os jogos anteriores de Baldur’s Gate podem ser uma escolha melhor por enquanto.
9 A série Fable
Situado em um mundo de fantasia com tons de tempos medievais
Fábula (2004)
RPG de ação
Sistemas
- Plataforma(s)
- PC , Xbox (Original) , Xbox 360
- Lançado
- 14 de setembro de 2004
- Desenvolvedor(es)
- Estúdios Big Blue Box, Estúdios Lionhead
Fable tem vários jogos, com seu primeiro lançamento em 2004. Em cada título, os jogadores exploram e fazem escolhas em um mundo medieval. As escolhas são um pouco mais simples e secas em termos de bem e mal do que nos jogos Dragon Age . Embora os gráficos tenham melhorado a cada jogo, a maioria dos fãs concordou que o primeiro título tem a melhor história.
As escolhas não só influenciam o mundo, mas também podem mudar a aparência do protagonista principal. A história também tem sua cota de personagens memoráveis .
8 A série Legend Of Zelda
Uma visão mais leve e completa do gênero de fantasia medieval
A Lenda de Zelda: Lágrimas do Reino
Aventura
Sistemas
- Avaliações do OpenCritic
- Classificação máxima da crítica: 96 /100 Críticos recomendam: 97%
- Plataforma(s)
- Trocar
- Lançado
- 12 de maio de 2023
- Desenvolvedor(es)
- Nintendo
Todo mundo já ouviu falar de The Legend of Zelda , pois ele existe desde os anos 80 e só se tornou mais popular com o tempo. O que torna a série tão convidativa para novos jogadores é que a maioria dos títulos tem histórias independentes que não exigem que o jogador jogue os outros jogos para entender o que está acontecendo.
Alguns títulos se encaixam mais na fantasia medieval do que outros. Para fãs de fantasia medieval, Twilight Princess e/ou Ocarina of Time são bons lugares para começar. Embora Breath of the Wild seja seu jogo mais recente, ele tem menos elementos de fantasia medieval porque Link está explorando principalmente a natureza em vez de cidades. Echoes of Wisdom é o título mais novo da série, definido para fazer da própria Zelda uma personagem jogável e a protagonista pela primeira vez.
7 Série Dogma do Dragão
Equipamentos medievais realistas e muitos elementos de fantasia
Dogma do Dragão: Dark Arisen
RPG de ação
Sistemas
- Avaliações do OpenCritic
- Classificação máxima da crítica: 80/100 Críticos recomendam: 83%
- Plataforma(s)
- PS4 , PS3 , Xbox One , Xbox 360 , Switch , PC
- Lançado
- 23 de abril de 2013
- Desenvolvedor(es)
- Capcom
Dragon’s Dogma leva os jogadores de pequenas vilas de pescadores a enormes castelos e dá a eles muitas oportunidades de aproveitar cenários medievais intrincados. Além disso, as missões farão os jogadores caçarem paralelamente e buscarem audiências com nobreza. Dragon’s Dogma 2 pega tudo o que tornou o original ótimo, aplica gráficos modernos e um incrível sistema de IA de peões para unir tudo.
Enquanto o novo DD2 está em todo lugar, o DD original ainda está disponível para muitos consoles antigos, como PS3, PS4, Nintendo Switch, Xbox One, Xbox 360 e, claro, Steam. Para jogadores de computador, ele também está disponível para Windows. Para aqueles que gostam de MMOs, Dragon’s Dogma Online também existe desde 2015.
6 A série Dragon Age
Cheio de política, religião e conflitos profundos
Era do Dragão
RPG
Sistemas
- Plataforma(s)
- Xbox 360 , PS3 , PC , macOS
- Lançado
- 3 de novembro de 2009
- Desenvolvedor(es)
- BioWare
Dragon Age é uma série com muitos personagens e escolhas atraentes. É uma história original com criaturas familiares como dragões, mas também construiu uma tradição rica e única para si mesma. O jogo tem três títulos principais, como Dragon Age: Origins , Dragon Age 2 e Dragon Age: Inquisition , mas também tem sua cota justa de livros e quadrinhos .
Para aqueles que gostam de criar seus personagens e tomar decisões no jogo com efeitos duradouros, esta é uma ótima série. Dragon Age 2 decepcionou muitos jogadores porque eles só podiam jogar com um personagem humano, mas os outros jogos têm opções como elfo, anão e qunari. A classe que o jogador escolhe também pode influenciar a história, particularmente em Origins .